27Aug

Tudo Sobre a Francesinha á moda do Porto Receita Tradicional

O grande segredo e o toque especial deste prato é o facto de ir ao forno de lenha. Assim, o molho a borbulhar e o queijo gratinado ganham um sabor característico graças a este método de confeção. A receita original da Francesinha ainda é a que hoje se serve na Regaleira. Em vez do pão de forma, é servida com o pão biju de cinco quinas. Depois, leva uma fatia de queijo, salsicha e linguiça frescas, uma fatia de perna de porco assada e uma segunda fatia de queijo.

“Muitas vezes as pessoas – mesmo os estrangeiros francesinhas grandes Porto – chegam aqui porque se informaram e sabem que foi aqui que a Francesinha foi criada, mas estamos à procura de mais fotografias para que lhes possamos dar mais contexto”. Muitas são as receitas e as formas de fazer Francesinhas, desde a qualidade das “carnes” as bebidas alcoólicas obrigatórias no molho alaranjado. Não há uma receita mas sim uma infinidade de receitas, cada uma melhor que a outra.

Esta quinta-feira, 1 de julho, voltou a ser possível provar a original francesinha. Feita de forma irrepreensível, muitos consideram este espaço o melhor para se comer uma bela francesinha em Vila Nova de Gaia, que é o que se pretende. Cunha, já extinto, conhecido pelas francesinhas em Canelas, a arte de fazer este prato já lhe corria nas veias.

Café Santiago – Francesinha do Porto

Apesar de o forte do Mauritânia ser o marisco, a francesinha tem sido muito apreciada por muitos. A Regaleira é um dos restaurantes que podes  comer francesinha com mais história da cidade do Porto. Aliás reza a história que foi aqui que nasceu a famosa francesinha. Este espaço fechou em 2018 , mas em 2021 reabriu com toda a tradição que bem caracteriza todo este espaço.

Lemos Café Francesinhas

Aberta desde 2017, esta casa tornou-se, desde logo, conhecida pela sua francesinha com batata e ovo. O bife é tenro e sem nervo, os enchidos são típicos e de qualidade e o ovo vem embrulhado numa camada generosa de queijo. Por cima, o molho é tradicional, denso e com um toque mais forte a saber a tomate. Além da francesinha típica, o Casanova é igualmente conhecido pela sua opção vegan, que conta com uma grande variedade de enchidos vegetais. Se o tempo o permitir, desfrute da refeição na esplanada, que é grande e airosa. Apesar de servirem outros pratos, neste espaço a francesinha também tem lugar.

O Regaleira nasceu em 1935 no edifício da Rua do Bonjardim, onde ainda hoje se encontra, no comando de Abrantes Jorge e Antônio Passos. Com o seu genro Antônio Passos decidindo abrir um restaurante, não se sabendo quem desafiou quem. “Temos uma versão para as crianças, não picante, mas a Francesinha é picante na sua confecção e até pode levar extra-picante.

  • Isso é algo que se nota na carta apresentado por este que é um dos espaços mais acolhedores e incríveis da cidade.
  • O Cunha é um dos espaços mais míticos da cidade do porto para comer uma boa francesinha.
  • Muitas vezes a francesinha vem com ovo por cima e é acompanhada de batatas fritas e uma cerveja gelada.
  • A receita original da francesinha, com o molho secreto e a perna de porco assada, mantém-se até hoje.
  • Ao mesmo tempo, e mesmo com tudo o que foi dito, A Regaleira nunca deixou de estar nas mãos da família Passos.

O Lado B é outros dos grandes da zona dos Poveiros, estatuto comprovado pelas filas regulares à entrada. Segundo os donos, aqui come-se “a melhor francesinha do mundo”. A clássica francesinha Lado B é provida de bife de alcatra vitelão, salsicha fresca, linguiça, fiambre, mortadela, queijo e regada com bastante molho. Há quem a defenda com unhas e dentes, e quem prefira a sua versão mais puritana – original dos anos 60 –, preparada com lombo de porco assado. As batatas fritas aos palitos são caseiras e chegam à mesa quentes e fartas.

Sabemos que este espaço é muito procurado pelos seus petiscos e picanha, no entanto, não podíamos deixar de destacar a francesinha, que é deliciosa. Apesar de ter iguarias muito boas, sem dúvida que o nosso destaque é a francesinha. Ao contrário de outros espaços, aqui não precisas de fazer reserva, basta aparecer quando quiseres. Recomendamos a visita, com intervalos de preços bastante acessíveis. Este famoso restaurante encontra-se situado na Rua Passos Manuel, Porto (em frente ao Coliseu e da discoteca Boîte).

Yuko Tavern para muitos a melhor francesinha do porto

Consta que esta apenas terá surgido na Invicta no ano de 1952, ou seja, há cerca de 72 anos. Quem costuma comer aqui esta iguaria portuense, diz que não sai desiludido do restaurante. Para começar, as refeições passaram a fazer parte do menu, incluindo as francesinhas, que já fazia no restaurante Imperador, também em Gaia. Continuando por Vila Nova de Gaia, mais propriamente à beira das praias de Gaia, encontras o Tappas Caffé. Este é o sítio ideal para um jantar de solteiros ou talvez casados.

A pouco tempo o restaurante passou por uma fase ruim, mas agora está bem. Conseguimos chamar mais gente e recuperar os clientes mais antigos”. “Muitas vezes dizem-nos que devíamos ter registado o molho, mas ainda bem que não o fizemos, porque assim estamos na história do Porto, o que é uma honra e um orgulho”. Todos os dias, pela manhã, “há mais de cem pessoas que entram pelo restaurante porque fazemos parte dos roteiros turísticos e os guias os trazem aqui”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *